O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Mato Grosso neste sábado (24) para lançar o Programa Solo Vivo, uma nova iniciativa do Governo Federal voltada à recuperação de solos degradados e fortalecimento da agricultura familiar. O evento ocorre no Assentamento Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde, com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Nesta primeira fase, o programa contará com um investimento de R$ 42,8 milhões, beneficiando diretamente entre 800 e 1.000 famílias em 10 assentamentos mato-grossenses. A ação é realizada em parceria com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Mato Grosso (Fetagri-MT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), responsável pelas análises técnicas e laboratoriais que embasam o manejo e a correção dos solos.
“Essa é uma iniciativa muito robusta, com impacto direto na vida das pessoas. Vamos devolver a fertilidade da terra, aumentar a renda e garantir a permanência digna no campo”, afirmou o ministro Carlos Fávaro.
Entre os diferenciais do Solo Vivo estão o suporte técnico qualificado e gratuito, cursos de capacitação e um sistema digital que permite acompanhar em tempo real todas as atividades nas áreas atendidas.
Além do lançamento do programa, o evento em Campo Verde também marcará a entrega de máquinas agrícolas por meio de parcerias com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq).
Outro destaque da agenda é a entrega de 78 títulos de domínio a famílias assentadas em Campo Verde e Guiratinga, totalizando 1.764 hectares regularizados e um investimento superior a R$ 397 mil.
Mato Grosso é o estado piloto do Solo Vivo, com ações em assentamentos localizados nos municípios de Campo Verde, Alto Araguaia, Poconé, Rosário Oeste, Barra do Bugres, São Félix do Araguaia, Matupá, Juína, Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.