Neste sábado,24, o deputado estadual Gilberto Cattani manifestou forte crítica à visita do presidente da República ao estado do Mato Grosso.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Cattani classificou o dia como “triste para a pequena agricultura do estado”, em especial para os assentados da reforma agrária.
Segundo o parlamentar, o chefe do Executivo, a quem se referiu com termos como "quadrilheiro" e "descondenado", estaria usando políticas públicas para manter os pequenos produtores na miséria.
O deputado denunciou a entrega simbólica de cerca de 20 títulos de propriedade em um assentamento com mais de 200 famílias, questionando por que todos os assentados não foram contemplados se a área já está legalizada.
“Então não entrega porque não quer, porque quer manter você sob o seu jugo”, afirmou Cattani.
O deputado também criticou o novo programa federal de apoio com insumos como calcário, adubo e maquinários, alegando que os assentados vivem dependentes do Estado e não contam com políticas que lhes permitam crescer com autonomia.
“Nós somos obrigados a viver sobre as molas do Estado”, declarou, acrescentando que muitos pequenos produtores continuam sem acesso à titulação de terras ou meios próprios de produção.
Cattani encerrou a mensagem pedindo bênçãos e misericórdia divina para o estado e para o país, reafirmando seu ceticismo quanto a mudanças nas políticas voltadas à agricultura familiar. “Eles nunca mudaram e não vão mudar”, concluiu.