Na última quinta-feira (22), o projeto de lei que cria um selo de identificação para veículos que transportam pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi aprovado na Câmara Municipal de Cuiabá.
A proposta tem como objetivo aumentar a segurança no trânsito e promover a conscientização sobre os cuidados com esse público. O projeto segue agora para sanção do prefeito Abilio Brunini (PL).
De autoria do vereador e policial federal Rafael Ranalli (PL), o selo “Autista a Bordo” pode fazer a diferença em momentos de emergência no trânsito.
“Se houver um acidente, por exemplo, e uma criança com grau severo de autismo estiver no veículo, o tumulto e o barulho podem causar ainda mais sofrimento. Com o selo, as pessoas que prestarem socorro já saberão como agir com mais cuidado”, explicou o vereador.
De acordo com o texto aprovado, o selo poderá ser solicitado pela própria pessoa com TEA ou por seus responsáveis legais, e deve ser afixado na parte traseira do veículo. Além de alertar motoristas e agentes de trânsito, a medida também busca estimular mais empatia e respeito no dia a dia da cidade.
Com inf. assessoria