Uma mulher que abandonou a própria filha recém-nascida dentro de uma sacola plástica no bairro CPA 4, em Cuiabá, será responsabilizada pelo crime de abandono de incapaz.
A bebê, que tinha apenas três dias de vida, foi localizada por policiais militares do 3º Batalhão no dia 10 de abril, após moradores da região ouvirem choro vindo de uma lixeira na avenida Curió.
A criança ainda possuía o cordão umbilical e vestígios de placenta no cabelo, embora estivesse vestida. Foi prontamente levada para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Morada do Ouro.
A mãe da bebé foi localizada dois dias depois, no dia 12, após uma denúncia feita pelo pai da criança. Em depoimento, ela revelou que tem outros quatro filhos e vive sozinha, alegando não possuir condições financeiras para cuidar da recém-nascida.
Disse ainda que tentou buscar ajuda do pai da menina, mas sem sucesso. Após sair do hospital com a criança no dia 7 de abril, não a registou e posteriormente decidiu deixá-la dentro de uma sacola.
Apesar de ter sido levada pela Polícia Militar, a mulher não foi presa em flagrante, uma vez que já havia decorrido um período significativo desde o abandono.
A Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança abriu um procedimento para investigar o caso. Exames de DNA e outras perícias estão em andamento, e, ao final das diligências, o processo será encaminhado à Justiça.
A menina está sob os cuidados do Conselho Tutelar.