A aposentada britânica Easton Janet Taylor, de 68 anos, e sua amiga neozelandesa Alison Jean Taylor, de 67, perderam a vida tragicamente após serem atacadas por uma elefanta no parque selvagem de South Luangwa (Zâmbia), a cerca de 600 km da capital do país, Lusaka.
O incidente ocorreu enquanto a dupla participava de um safári a pé nesta quinta-feira (3/7), de acordo com a polícia local.
O Comissário de Polícia da Província Oriental, Robertson Mweemba, revelou que as vítimas foram atacadas por uma elefanta acompanhada de um filhote.
Guias de safári que estavam com o grupo tentaram impedir a fêmea de atacar as mulheres disparando contra ela, informou a polícia. O elefante foi ferida, mas os guias não conseguiram impedir o ataque, e as duas mulheres morreram no local, informou a polícia, citada pelo jornal britânico "Guardian".
Elefantas podem ficar muito defensivas perto de seus filhotes. Em 2024, duas turistas dos EUA foram mortas em encontros separados com elefantes em diferentes partes da Zâmbia. Em ambos os casos, as turistas também eram idosas e estavam em um veículo de safári quando foram atacadas.
Num dos episódios trágicos, em junho do ano passado, Juliana Gle Tourneau, que tinha 64 anos e morava no Nova México (EUA), perdeu a vida.
No início deste ano, uma turista espanhola perdeu a vida tragicamente em um "ataque" de elefante em um santuário na Tailândia.