O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua rede Truth Social, na manhã desta quarta-feira (2/7), para comentar sobre a eleição de Zohran Mamdani como representante do Partido Democrata para a prefeitura de Nova York (EUA). O pleito que escolherá o próximo líder da maior cidade dos EUA ocorrerá em 4 de de novembro.
“Como Presidente dos Estados Unidos não vou deixar esse comunista lunático destruir Nova York. Fiquem tranquilos, eu tenho todas as alavancas e todas as cartas na manga. Vou salvar a cidade de Nova York e torná-la ‘quente’ e ‘ótima’ novamente, assim como fiz com os bons e velhos EUA”, escreveu Trump.
Candidatos à Prefeitura de Nova York
Zohran Mamdani, pelo Partido Democrata;
Curtis Sliwa, pelo Partido Republicano;
Eric Adams (atual prefeito), de forma independente; e
Jim Walden, de forma independente.
De acordo com a Junta Eleitoral de NY, Zohran Mamdani venceu as primária por 12 pontos de vantagem sobre o ex-governador do estado Andrew Cuomo. Mamdani obteve 56% dos votos, frente aos 44% de Andrew Cuomo.
“Sinto-me honrado pelo apoio de mais de 545 mil nova-iorquinos que votaram em nossa campanha, e estou animado para ampliar essa coalizão, para colocar os trabalhadores em primeiro lugar”, ressaltou Mamdani.
Em 2025, 13 capitais estaduais realizarão eleições para prefeito e duas para governadores ainda em 2025. Esses pleitos serão a resposta esperada por democratas e republicanos dos impactos do primeiro ano do governo de Donald Trump.
Atualmente os prefeitos de 66 das 100 maiores cidades do país são filiados ao Partido Democrata. Já os republicanos ocupam 23 cargos de prefeito. Já em relação aos governadores, o cenário muda: 27 deles são republicanos, e 23, democratas.