Durante entrevista à rádio CBN de Cuiabá, o deputado federal José Medeiros (PL-MT) afirmou que levará, nesta semana, uma denúncia à Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, nos Estados Unidos. A iniciativa, segundo ele, é uma tentativa de chamar a atenção internacional para o que classifica como uma ameaça à democracia e à economia brasileira.
“Vou novamente à OEA. Estou embarcando nesta segunda-feira para os Estados Unidos e vou protocolar esse documento porque não é possível que o povo brasileiro continue refém de duas pessoas em um estado de insanidade que está prejudicando o país de forma colossal”, disse, sem citar diretamente os nomes, mas fazendo referência clara ao presidente Lula e ao ministro do STF Alexandre de Moraes.
Segundo Medeiros, a dependência do Brasil — em especial do estado de Mato Grosso — das relações comerciais com os Estados Unidos é enorme, e qualquer retaliação internacional pode afetar duramente a economia. Ele citou, como exemplo, a possibilidade de suspensão do sistema de GPS, fundamental para a agricultura de precisão. “Nossa agricultura depende totalmente disso”, afirmou.
Críticas ao STF e ao Senado
O parlamentar também criticou a atuação do Supremo Tribunal Federal, em especial de Alexandre de Moraes, a quem acusa de “usar o direito penal do inimigo” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. “Se esse mesmo rigor fosse usado contra facções criminosas como o PCC ou o Comando Vermelho, essas organizações não existiriam mais”, disparou.
Para Medeiros, há um uso político do sistema judicial para perseguir opositores, e ele classificou como “hipocrisia” o discurso de ministros que se dizem contrários à censura, mas que, segundo ele, agem em sentido contrário. “Eles dizem que são contra o cerceamento da liberdade de expressão, mas sempre abrem exceção quando se trata de adversários políticos”, criticou.
Ele também apontou omissão do Senado diante do que considera abusos do Judiciário. Segundo o deputado, a maioria dos senadores “se acovardou” e não tem cumprido seu papel constitucional. “O Senado tem sido frouxo. Não estão levando nada para negociar, estão apenas aceitando tudo de forma passiva”, afirmou.
Eleições e Impeachment
Medeiros ainda revelou que articula, junto com outros parlamentares, candidaturas competitivas ao Senado em diversos estados para tentar reverter o atual cenário. “Cada um dos que está se lançando ao Senado já está assumindo compromisso com os eleitores de votar pelo impeachment do ministro Alexandre de Moraes”, afirmou.
Relações internacionais e prejuízos
O deputado também responsabilizou o presidente Lula por desgastes com os Estados Unidos, ao criticar a política externa brasileira. Ele mencionou falas do petista contra os interesses americanos, além de propostas como a substituição do dólar nas transações dos BRICS. Segundo Medeiros, essa postura tem gerado reações do governo americano, que podem resultar em prejuízos econômicos diretos para o Brasil.
“Quem vai pagar essa conta são os mais pobres, que eles dizem tanto defender”, finalizou o parlamentar, ao se referir a possíveis sanções comerciais ou tarifárias impostas ao país.
Ver essa foto no Instagram
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.
Adalberto Lopes de Sousa 22/07/2025
Deputado Federal José Medeiros, você me representa aqui e na OEA. Parabéns, tens o meu apoio. Adalberto Lopes de Sousa Advogado em Rondonopolis-MT.
1 comentários