O senador Jayme Campos (União-MT) anunciou nesta terça-feira (5) que assinou o pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A declaração foi feita por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, em que o parlamentar acusa o magistrado de extrapolar os limites legais e praticar abuso de autoridade, especialmente contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“De forma consciente, acabo de assinar o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, diante dos fatos, sobretudo do abuso de autoridade que está cometendo contra o povo brasileiro, sobretudo contra o presidente Bolsonaro”, afirmou Campos. Para ele, Moraes estaria se comportando como alguém “acima da lei”.
Além de Jayme, também endossaram o requerimento os senadores mato-grossenses Margareth Buzetti (PSD) e Wellington Fagundes (PSD).
O pedido de impeachment, originalmente protocolado em 2024 pelo senador Marcos Rogério (PL), ganhou novo fôlego após a decisão de Moraes de decretar prisão domiciliar ao ex-presidente Bolsonaro, sob a alegação de descumprimento de medidas judiciais ao participar de atos políticos por telefone.
Apesar da mobilização de parte do Senado, a abertura do processo depende da decisão do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD), que até agora tem evitado pautar qualquer iniciativa contra ministros do STF.
A atitude de Jayme Campos soma-se ao crescente tensionamento entre setores do Congresso Nacional e o Judiciário, especialmente após decisões consideradas “draconianas” por parlamentares aliados de Bolsonaro.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.
Percilio Barreto Monteiro 05/08/2025
PARABÉNS SENADOR.
1 comentários