menu
06 de Agosto de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
06 de Agosto de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025, 15:19 - A | A

Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025, 15h:19 - A | A

REAÇÃO NACIONAL

Mendes articula reunião com governadores para reagir a tarifaço de Trump e decisões de Moraes

O encontro, que ainda não teve o local divulgado oficialmente, deve tratar dos impactos das novas tarifas impostas pelos Estados Unidos e das recentes decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra Bolsonaro

 

Em meio à crescente tensão política e econômica, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), convocou uma reunião emergencial com chefes de Executivos estaduais alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para esta quinta-feira (7), às 16h, em Brasília.

 

O encontro, que ainda não teve o local divulgado oficialmente, deve tratar dos impactos das novas tarifas impostas pelos Estados Unidos e das recentes decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra Bolsonaro.

 

A movimentação ocorre em um cenário de forte ebulição institucional. A pauta da reunião incluirá a avaliação dos efeitos econômicos do chamado "tarifaço", anunciado pelo presidente americano Donald Trump, com foco especial no setor de exportação de carne. A intenção, segundo fonte ouvida pela reportagem, é articular uma interlocução direta entre empresas brasileiras afetadas e autoridades norte-americanas.

 

Além de Mendes, estão confirmados os governadores Ronaldo Caiado (Goiás), Jorginho Mello (Santa Catarina), Ratinho Júnior (Paraná), Romeu Zema (Minas Gerais), Ibaneis Rocha (Distrito Federal) e Tarcísio de Freitas (São Paulo), este último considerado presidenciável para 2026. Todos compartilham alinhamento com o ex-presidente Bolsonaro, que também é esperado no encontro.

 

A insatisfação do grupo com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode resultar em um manifesto conjunto, ainda em discussão, com críticas diretas à condução do Palácio do Planalto e, possivelmente, um posicionamento favorável ao impeachment do ministro Moraes.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia