menu
29 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
29 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLICIAL Domingo, 27 de Julho de 2025, 08:20 - A | A

Domingo, 27 de Julho de 2025, 08h:20 - A | A

TOLERÂNCIA ZERO NO MT

Polícia Militar Ambiental desativa garimpo ilegal e apreende maquinário em Matupá

Ação conjunta das forças policiais resulta na apreensão de escavadeiras e motobombas utilizadas em atividade mineradora clandestina na zona rural do município

Valéria Domingo


Na última sexta-feira (25), em mais uma ofensiva contra crimes ambientais, a Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), com o apoio do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), desmantelou um garimpo ilegal no município de Matupá, no Mato Grosso. Durante a ação, foram apreendidas duas escavadeiras hidráulicas e duas motobombas utilizadas na extração irregular de minérios.

 

O flagrante ocorreu durante a Operação Tolerância Zero, que tem intensificado o combate a atividades mineradoras clandestinas na região norte de Mato Grosso. Com auxílio de tecnologia de georreferenciamento, os agentes localizaram a área suspeita de desmatamento e encontraram o maquinário ainda em operação.

 

Um homem, identificado como filho do proprietário da terra, foi detido no local. À polícia, ele informou que a área estava registrada no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e possuía licença de operação. Contudo, admitiu que a exploração ocorria fora dos limites autorizados, em desacordo com a legislação ambiental.

 

O material apreendido foi levado para a Prefeitura de Peixoto de Azevedo, e o suspeito foi conduzido à delegacia para registro da ocorrência.

 

Essa é a terceira intervenção semelhante registrada apenas nesta semana. Em Novo Mundo, na última terça-feira (22), motobombas, equipamentos de dragagem e combustível foram apreendidos em outro ponto de garimpo ilegal. No dia seguinte, em Terra Nova do Norte, os militares recolheram um trator, quatro motobombas e um tanque de combustível, também usados na extração clandestina. Em ambas as ações, não houve prisão de suspeitos.

 

A Polícia Militar reforça que as fiscalizações continuarão em ritmo intensificado, com uso de tecnologia e inteligência para coibir danos ambientais e responsabilizar os envolvidos.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia