menu
25 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
25 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

BRASIL Segunda-feira, 21 de Abril de 2025, 13:58 - A | A

Segunda-feira, 21 de Abril de 2025, 13h:58 - A | A

VEJA VÍDEO

Prefeita pede desculpas após surto de intoxicação causado por peixe distribuído na Semana Santa

Mais de 50 pessoas procuraram atendimento médico com sintomas como náuseas, vômitos, febre, diarreia e dores abdominais após consumirem o pescado

 

 

A prefeita de Pilar (PB), Patrícia Farias, se pronunciou publicamente nesta sexta-feira (18) sobre o surto de intoxicação alimentar que afetou dezenas de moradores do município após a tradicional distribuição de peixes realizada pela prefeitura durante a Semana Santa.

 

“Estou aqui para falar com vocês de forma clara, sincera, com o coração aberto sobre tudo o que aconteceu nas últimas 48 horas com a distribuição do peixe feito pela prefeitura municipal de Pilar. Pedimos desculpas a todas as pessoas que foram acometidas por esse episódio de intoxicação alimentar e também a seus familiares”, declarou a gestora, em vídeo divulgado nas redes sociais.

 

Segundo a prefeitura, mais de 50 pessoas procuraram atendimento médico com sintomas como náuseas, vômitos, febre, diarreia e dores abdominais após consumirem o pescado. Ao tomar conhecimento dos primeiros casos, a gestão orientou a população a interromper o consumo do peixe e iniciou o recolhimento dos alimentos ainda não utilizados.

 

Patrícia Farias afirmou que a distribuição, que envolveu sete toneladas de peixe, foi planejada com antecedência e seguiu os mesmos cuidados adotados em anos anteriores. “Queremos dizer para vocês que esse não era o nosso objetivo. O objetivo da prefeitura sempre foi garantir o alimento que tradicionalmente é distribuído por nossa cidade para as pessoas que realmente precisam”, pontuou.

 

A prefeita também explicou o motivo da demora em se pronunciar: “Eu ainda não tinha me pronunciado, porque estava justamente no cuidado, no zelo, na prevenção de pessoas que viessem adoecer.”

 

A Vigilância Sanitária municipal abriu investigação para apurar a causa do problema. Amostras do pescado foram coletadas e enviadas para análise laboratorial. Enquanto os resultados não ficam prontos, a orientação é que nenhum morador consuma o peixe distribuído.

 

A Secretaria de Saúde reforçou que os pacientes atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pilar estão sendo acompanhados por equipes de saúde, e que um carro frigorífico está circulando pelos bairros para recolher o pescado ainda armazenado nas casas.

 

Ainda segundo Patrícia, a empresa fornecedora dos peixes foi notificada e poderá ser responsabilizada. “Qualquer dano ao erário público será revertido em uma ação social para o nosso povo”, garantiu.

 

No encerramento do vídeo, a prefeita agradeceu a compreensão dos moradores e desejou uma Páscoa de paz. “Desde já desejo a todos uma Feliz Páscoa, com muito amor e com muito Deus no coração.”

 

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia