menu
09 de Maio de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
09 de Maio de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA NACIONAL Sexta-feira, 09 de Maio de 2025, 13:15 - A | A

Sexta-feira, 09 de Maio de 2025, 13h:15 - A | A

ENCONTRO DE LÍDERES

“Lula ao lado de Putin e maduro é uma das cenas mais vergonhosas para o Brasil”, diz comentarista da GloboNews

Da redação

Durante a cobertura da visita internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Rússia, um comentarista da GloboNews fez duras críticas à agenda presidencial.



A viagem marca a participação de Lula na cerimônia de comemoração dos 80 anos da vitória soviética sobre a Alemanha nazista, evento que contará com a presença de líderes como Vladimir Putin, Nicolás Maduro e outros chefes de Estado considerados ditadores por parte da comunidade internacional.



Para o analista da emissora, a imagem de Lula ao lado de figuras autoritárias representa “uma das cenas mais vergonhosas para o Brasil” e expõe uma contradição no posicionamento internacional do presidente brasileiro.



O comentarista destacou ainda que as falas anteriores de Lula, nas quais ele chegou a dividir a responsabilidade da guerra com a Ucrânia — país que foi invadido pela Rússia em 2022 —, causam constrangimento e geram repercussão negativa no cenário diplomático.



“Lula, presidente de uma democracia, escolhe afagar um ditador sanguinário como Putin enquanto responsabiliza a Ucrânia, que foi a parte agredida e invadida. Isso é algo que não passa despercebido no exterior”, comentou.



A visita e os posicionamentos do presidente brasileiro têm sido alvo de críticas incisivas por parte de analistas e veículos internacionais. Segundo levantamento citado no comentário, ao menos 10 especialistas estrangeiros criticaram duramente a postura de Lula, especialmente por manter laços com regimes autoritários em um momento de grande sensibilidade geopolítica.



A participação de Lula nesse tipo de evento levanta questionamentos sobre o alinhamento diplomático do Brasil, sua neutralidade em conflitos internacionais e a coerência de seus discursos sobre democracia e direitos humanos.


Para muitos observadores, a postura do presidente pode enfraquecer a imagem do Brasil no cenário global e isolar o país de seus tradicionais aliados democráticos.

 

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

 

Comente esta notícia

Nelson Alberto Pulice 09/05/2025

É justamente o intento dele, expulsar os países democráticos do convívio com o BRASIL!

positivo
1
negativo
0

1 comentários