Durante sua participação no Estúdio i, da GloboNews, nesta quinta-feira (10), o comentarista político Merval Pereira analisou a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida, que pegou o governo brasileiro de surpresa, está sendo interpretada como uma retaliação política disfarçada de ação comercial.
Para Merval, a atitude de Trump não parece ter relação direta com o atual presidente do Brasil, e sim com decisões recentes do bloco do Brics, do qual o país faz parte.
“Em nenhum momento ele [Trump] puniu algum país por questões políticas. Nem a China. Então, acho que, por isso, não é o Bolsonaro. É muito grave para ser o Bolsonaro”, avaliou o comentarista.
Segundo ele, a ampliação do Brics e a proposta de adoção de uma nova moeda para transações internacionais — defendida por países como China e Brasil — incomodaram profundamente Trump, que pode estar reagindo preventivamente a esse movimento geopolítico.
“A questão do Brics irritou o Trump de uma maneira tal que ele está reagindo a coisas que, se acontecerem, vai ser daqui a muito tempo, como a troca da moeda”, explicou Merval.
“Mas ele se considera um imperador, acha um absurdo alguém tentar confrontá-lo e quer cortar pela raiz. É a luta pelo poder”, concluiu.
A tarifa imposta pelos EUA deve impactar diretamente setores da economia brasileira, especialmente o agronegócio e a indústria de base, que exportam para o mercado norte-americano. O governo brasileiro ainda não se manifestou oficialmente sobre possíveis medidas em resposta à decisão.
Confira o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.