menu
14 de Maio de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
14 de Maio de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA NACIONAL Quarta-feira, 14 de Maio de 2025, 14:55 - A | A

Quarta-feira, 14 de Maio de 2025, 14h:55 - A | A

INELEGÍVEL ATÉ 2030

Bolsonaro diz que vai “até o último segundo” com candidatura em 2026

Ex-presidente, inelegível até 2030, afirmou que lideranças de direita deveriam questionar decisão do TSE; Tarcísio reforça foco na reeleição em SP

Da Redação

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (14) que pretende levar sua pré-candidatura à Presidência da República em 2026 “até o último segundo”, mesmo estando inelegível desde 2023 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante entrevista ao UOL, o ex-chefe do Executivo também cobrou publicamente governadores aliados para que questionem sua inelegibilidade.

“Eu vou até o último segundo. Eu gostaria até que os governadores [...] falassem: ‘O Bolsonaro está inelegível por quê?’. Se eu for condenado, acabou. Até pela minha idade, acabou. Espero que não aconteça”, declarou Bolsonaro. Ele também citou o ex-presidente Michel Temer, que tem articulado conversas para tentar unir a direita em torno de um nome competitivo para o próximo pleito.

Bolsonaro foi declarado inelegível em duas decisões distintas do TSE. A primeira, em junho de 2023, entendeu que ele cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao realizar, em julho de 2022, uma reunião com embaixadores estrangeiros para atacar o sistema eleitoral brasileiro sem apresentar provas. A segunda condenação, em outubro do mesmo ano, apontou abuso de poder político e econômico durante os atos do 7 de Setembro de 2022, no auge da campanha eleitoral.

Possibilidade de Tarcísio na disputa presidencial

Questionado sobre a possibilidade de abrir espaço para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Bolsonaro desconversou. Segundo ele, embora veja nomes da direita se movimentando, inclusive sob a liderança de Temer, acredita que o cenário só será definido em caso de uma condenação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) relacionada à tentativa de golpe de Estado investigada em 2023.

“O que eu vejo são possíveis outros candidatos numa linha que, são direitos deles. Agora, o que o Tarcísio tem dito publicamente: ‘Sou candidato à reeleição. Tenho uma dívida de gratidão com o Bolsonaro’. Eu também tenho uma dívida com o Tarcísio. Ele foi excepcional ministro. Ele não tem essa experiência política, porque muitas vezes você tem que aprender a engolir sapo pela fosseta lacrimal”, ironizou.

Em diversas declarações recentes, Tarcísio reafirmou que seu projeto político para 2026 é disputar a reeleição ao governo paulista.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

 

Comente esta notícia