menu
13 de Maio de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
13 de Maio de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA NACIONAL Segunda-feira, 12 de Maio de 2025, 19:27 - A | A

Segunda-feira, 12 de Maio de 2025, 19h:27 - A | A

URGENTE

Com 259 assinaturas, senadores apresentam pedido de CPMI do INSS

Requerimento recebeu apoio de 223 deputados e 36 senadores, mas ainda não consta publicamente no sistema do Congresso Nacional

Da Redação

Foi protocolado nesta segunda-feira (12) o pedido para a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar descontos ilegais nas folhas de benefício de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


O pedido de investigação foi apresentado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT).


O pedido tem as assinaturas de 36 senadores e de 223 deputados, mais que o mínimo exigido para requerer esse tipo de comissão, que é de 27 senadores e 171 deputados , um terço da composição de cada Casa legislativa.


A criação da comissão depende da leitura do pedido pelo presidente durante sessão conjunta do Congresso. 



No pedido de criação da comissão, as parlamentares lembram que as investigações da Policia Federal e da Controladoria-Geral da União apontaram, em abril, a existência de um esquema de cobrança de mensalidades irregulares descontadas dos benefícios de aposentados e de pensionistas sem autorização. Os desvios, entre os anos de 2019 e 2024, são estimados em R$ 6,3 milhões.



“A maioria das vítimas são idosos e pensionistas, grupo especialmente vulnerável a práticas abusivas. (...) Investigar e punir os responsáveis é essencial para garantir justiça a essas pessoas e evitar novas violações”, dizem as parlamentares no documento.


Para elas, a investigação é fundamental para identificar e corrigir essas falhas, além de aprimorar os mecanismos de controle e fiscalização do INSS.


A confiança da população no sistema previdenciário e nas instituições públicas — diz o documento — depende da resposta efetiva a casos de corrupção e fraude, por isso é necessária a apuração e a punição dos responsáveis.


COMISSÃO


A CPMI deve ser formada por 15 deputados e 15 senadores titulares, com o mesmo número de suplentes. O prazo previsto para os trabalhos é de 180 dias. As despesas são estimadas em R$ 200 mil.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

 

Comente esta notícia

Maria Das Graças Andrade Bueno 12/05/2025

Está CPI não leva a nada, apenas + gastos e sempre alguém se beneficiando. Deveria sim, fiscaliza

positivo
0
negativo
0

1 comentários