Uma nova pesquisa nacional, a ser realizada entre o fim de maio e início de junho pelo instituto Paraná Pesquisas, pretende medir o impacto do escândalo das fraudes no INSS sobre a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O levantamento testará se os descontos indevidos nos benefícios de aposentados, revelados recentemente, afetaram a popularidade do petista e reduziram sua intenção de voto — especialmente entre o eleitorado com mais de 60 anos, onde Lula mantém vantagem sobre adversários da direita.
O governo federal já se prepara para uma possível queda nas avaliações. Segundo informações da Folha de S.Paulo e confirmadas por esta coluna, relatórios internos do Palácio do Planalto indicam que a estagnação da perda de apoio foi revertida, e que a crise reacendeu o desgaste da imagem do presidente.
Enquanto isso, o PL de Jair Bolsonaro tem explorado o episódio intensamente, tentando colocar no colo de Lula o escândalo das fraudes e desgastar sua relação com os aposentados — grupo considerado fiel ao petista em pleitos anteriores.
Aliados de Lula tentam reagir, destacando que as fraudes começaram ainda durante o governo Bolsonaro, mas enfrentam dificuldades para emplacar essa versão diante da opinião pública.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.
Paula C G Araujo 14/05/2025
O Rambo é desde da época de lula, vamos ser convenientes, a globo não mostra a verdade, só os outros canais.
1 comentários