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POLÍTICA MT Quarta-feira, 30 de Abril de 2025, 13:37 - A | A

Quarta-feira, 30 de Abril de 2025, 13h:37 - A | A

INFRAESTRUTURA

Max Russi cobra urgência em áreas de escape na BR-163 e conclusão de obra parada

Presidente da ALMT denuncia risco constante na serra de São Vicente e abandono de trecho licitado pela Nova Rota do Oeste

 

Em pronunciamento contundente na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o presidente Max Russi (PSB) cobrou providências imediatas do Governo de Mato Grosso e da concessionária Nova Rota do Oeste quanto à implantação de áreas de escape na BR-163/364, especialmente na perigosa serra de São Vicente. Segundo o parlamentar, o local registra acidentes semanalmente e segue sem qualquer estrutura de contenção para veículos desgovernados.

 

“Aquilo ali é uma obra simples, fácil e que pode salvar vidas. Toda semana ocorre acidente. Os caminhões não conseguem parar e não há área de escape. É inconcebível continuar perdendo vidas por falta de algo tão básico”, afirmou Russi. Para ele, a negligência com a segurança viária é inaceitável, sobretudo após o Estado assumir a concessão da rodovia.

 

Embora tenha reconhecido os avanços em trechos da BR-163 entre Cuiabá e o norte de Mato Grosso, Russi foi enfático: “Não há mais desculpas para a omissão na serra”. Ele relatou ter formalizado a solicitação por escrito e garantiu que seguirá cobrando publicamente até que as obras saiam do papel. “Essa é a quarta ou quinta vez que faço esse apelo. Antes era o DNIT, agora é a Nova Rota do Oeste. Quero registrar que continuarei cobrando”, declarou.

 

O parlamentar também denunciou o abandono das obras da travessia urbana de Jaciara, onde apenas três quilômetros foram executados pela empresa responsável, mesmo após licitação. “Não consigo entender como uma empresa ganha uma licitação, começa a obra e para antes de concluir. Devolveram dinheiro para a União sem finalizar o serviço? Isso nos preocupa muito”, disse.

 

Ao encerrar o discurso, Max Russi reforçou seu compromisso com a fiscalização de obras em rodovias sob concessão estadual e federal, destacando que sua prioridade é a segurança dos motoristas. “Não vamos aceitar que obras tão urgentes e simples fiquem no papel. Vamos continuar cobrando, porque cada dia de atraso representa mais riscos e mais perdas”, concluiu.

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