Uma enchente repentina no Rio Guadalupe, no Condado de Kerr, Texas, atingiu o tradicional acampamento cristão Camp Mystic, deixando uma menina de 9 anos morta e ao menos 27 pessoas desaparecidas. O local, que abriga cerca de 750 crianças por temporada, foi surpreendido pela rápida elevação das águas - o rio subiu mais de seis metros em menos de duas horas.
A enchente não foi prevista, segundo os bombeiros. Na manhã desta sexta-feira (4), uma força-tarefa com mais de 100 agentes foi enviada ao Camp Mystic, iniciando os resgates ao meio-dia. A única morte confirmada até agora é a de Janie Hunt, de 9 anos. As buscas continuam neste sábado (5), segundo o xerife Larry Leitha.
Segundo o xerife do Condado de Kerr, Larry Leitha. “Não vamos parar até que todas as pessoas sejam encontradas. Temos todos os recursos necessários”, afirmou.
Outro acampamento na região, o Heart O’ the Hills, também foi afetado pelas enchentes e registrou a morte de sua diretora, Jane Ragsdale. Ao todo, 27 pessoas morreram no Texas - incluindo 9 crianças - e cerca de 850 já foram resgatadas.
Embora autoridades estaduais tenham alertado para o risco de clima severo, a intensidade da chuva superou as previsões. O Serviço Nacional de Meteorologia estimava entre 70 e 150 milímetros a partir da última quinta-feira (3), mas o volume chegou a 250 milímetros. Em Hunt, o Rio Guadalupe subiu 6,7 metros em cerca de duas horas, e o medidor parou de funcionar após atingir 9 metros, segundo o meteorologista Bob Fogarty.
As chuvas causaram ampla destruição, e alertas de inundações seguem ativos, com previsão de mais temporais no fim de semana.