Durante sessão realizada na quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) protagonizou um pedido público de desculpas após usar uma expressão considerada racista ao criticar o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia.
A fala ocorreu em meio a um debate acalorado sobre o pagamento de emendas parlamentares, quando a parlamentar afirmou: “ameaçazinha faz lá pra suas negas”.
Ciente da repercussão negativa, Janaina subiu à tribuna para reconhecer o erro e pediu que a declaração fosse retirada das notas taquigráficas.
“Peço perdão àqueles que eu possa ter ofendido. Não recebi mensagem de ninguém, mas quero me antecipar. Essa é uma expressão racista e que não pode ser utilizada”, declarou, em tom de autocrítica.
A deputada ressaltou que ainda está em processo de aprendizado sobre o letramento racial e destacou a importância de revisar e eliminar do vocabulário expressões historicamente associadas ao preconceito.
Citou exemplos de termos comuns que devem ser evitados, como “denegrir”, “serviço de preto” e “dia de branco”, e reafirmou seu compromisso com a correção pública dos próprios deslizes.
Elidio Honório dos Santos 01/05/2025
Estamos atravessando tempos difíceis, pelas castas da atualidade quando nossa educação está pautada no século passado e o convívio era harmonioso e de respeito às palavras e hoje são homoficas e outras agressivas.
1 comentários