Na manhã desta terça-feira (5), a Polícia Federal iniciou a Operação Narcoimperium para desmantelar uma quadrilha envolvida com o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. A ofensiva ocorre nos municípios de Brasnorte e Tangará da Serra, no interior de Mato Grosso, onde cerca de 30 agentes cumprem mandados de prisão, busca e apreensão, além de sequestro de bens avaliados em R$ 7,5 milhões.
As ordens judiciais foram expedidas pela 5ª Vara Federal da Seção Judiciária de Mato Grosso, em consonância com diretrizes que priorizam a descapitalização patrimonial de organizações criminosas, bem como a prisão de lideranças e membros estratégicos.
A investigação é desdobramento da Operação Catrapo, que revelou a atuação de organização criminosa transnacional, com capacidade logística e financeira significativa. O grupo utilizava aeronaves para o transporte de grandes carregamentos de drogas.
Durante o curso da investigação, foi possível comprovar que os investigados adquiriram um avião interceptado e abatido pela Força Aérea Brasileira (FAB) em 2021, no município de Brasnorte, quando transportava cerca de 300 quilos de cocaína.
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.
Veja também: Empresário e presidente do MDB é alvo de operação da PF em Brasnorte