menu
17 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
17 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLICIAL Quarta-feira, 18 de Junho de 2025, 08:31 - A | A

Quarta-feira, 18 de Junho de 2025, 08h:31 - A | A

MEIO AMBIENTE

Forças de segurança de Mato Grosso desmontam garimpo ilegal de grande porte em Paranaíta

Operação conjunta resultou na apreensão de equipamentos, destruição de balsas e mais de dois mil litros de combustível utilizados na extração ilegal de minério na região do Rio Apiacás

Valéria Domingo

Uma operação integrada das forças de segurança pública de Mato Grosso desarticulou, entre segunda (16) e terça-feira (17), um garimpo ilegal de grande porte no município de Paranaíta (MT), localizado na região do Rio Apiacás. A ação resultou na apreensão e inutilização de duas balsas, um motor estacionário, um equipamento de sucção usado na extração mineral ilegal, além de mais de dois mil litros de combustível.

 

Durante a operação, uma caminhonete F-4000 com irregularidades administrativas também foi apreendida. Duas pessoas que estavam no local foram conduzidas e ouvidas pela Polícia Federal, que dará continuidade às investigações.

 

A ofensiva contou com a participação de cerca de 50 servidores de diferentes instituições, entre elas a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Polícia Militar, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar, Rotam, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Força Tática, efetivo do 9º Comando Regional, Polícia Federal e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

 

De acordo com o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Fernando Augustinho, a operação é um exemplo da eficácia do trabalho conjunto no combate aos crimes ambientais.

 

“Parabenizo todas as forças envolvidas pelo trabalho conjunto na desarticulação deste garimpo ilegal. A atuação integrada das instituições é essencial no enfrentamento aos crimes ambientais, que são uma das prioridades do Governo do Estado. A Segurança Pública segue firme na política de Tolerância Zero contra esse tipo de crime”. afirmou.

 

O comandante do 9º Comando Regional da Polícia Militar, tenente-coronel Oswaldo Marins Rabelo, explicou que a operação teve início após uma denúncia de desmatamento ilegal na área. Durante a averiguação, os policiais identificaram a existência do garimpo.

 

“Em razão dessa situação, fizemos um acompanhamento e demos apoio aos policiais do Batalhão Ambiental para a retirada dos garimpeiros naquela ocasião. Posteriormente, recebemos a informação de que eles haviam retornado à região. A partir disso, com o trabalho de inteligência do 9º Comando Regional, realizamos uma ação conjunta com o Comando-Geral da PMMT e a Sesp, por meio da Secretaria Adjunta de Integração Operacional (Saiop), o que resultou nesta força-tarefa”, relatou o tenente-coronel.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia