Esta semana a Coluna Prosa & Cozinha teve uma surpresa daquelas que ficam gravadas em nossa memória para sempre.
Tempos atrás me falaram de um restaurante bem simples localizado perto da Avenida do CPA, entre o Consil e o Alvorada, e por umas cinco vezes eu rodei por ali e não encontrei, desta vez ainda dei duas voltas na quadra e também não achei, daí vi um rapaz com várias marmitas na mão e fui perguntar, logo me apontou onde era.
Também, se ninguém mostrar é bem difícil de achar, como disse no conteúdo que gravei, é uma entrada de uma garagem, dentro de uma clínica, e uma garagem que acaba descendo mais um piso, ou seja, bem difícil de achar, mas, achei.
A surpresa que tive, tenho certeza absoluta que, é a mesma surpresa de todos que chegam no Restaurante Dona Toninha. Quanta comida gostosa, um cheiro delicioso de comida de fazenda, um fogão a lenha gigantesco com panelas também bem grandes e muitos quitutes maravilhosos.(veja fotos ao final da matéria)
No primeiro dia que fui, tive a intenção de fazer apenas o material áudiovisual, depois vi que tinha em minhas mãos um prato bem cheio a ser explorado.
Tinham duas panelas grandes de arroz branco, uma de linguiça com arroz, carne de porco frita, feijão carioca, feijão empamonado, feijão preto, macarrão alho e óleo, bife acebolado, polenta, frango ensopado e farofa de ovos, que eu me lembre foram esses.
No segundo dia já encontrei dobradinha, costela com mandioca e por aí vai. Para quem gosta de comida caseira, aquela comidinha que te remete aos tempos da família toda, reunida na casa da Vó e também numa fazenda, é o lugar que te emociona com lembranças.
A casa vive cheia, não tem tantas mesas e cadeiras, mas cabe todo mundo, o pessoal vai chegando e sentando todos juntos. O tempo que fiquei por já, vi que o movimento não para um minuto e a rotatividade funciona, ou seja, é comer e levantar, acho que todos já conhecem a dinâmica do local.
A Dona Toninha sempre firme no fogão, que ela domina com maestria, é uma simpatia de pessoa, juntamente com a Roberta, sua filha e ajudante.
Entre um prato e outro, você depara com o Tesouro, o Galo e a Brigite, a Galinha, isso mesmo e ainda tem um Jabuti, que não perguntei o nome, é isso mesmo, é todos já se acostumaram, pois, eles são de casa.
.
A comida você serve o quanto quiser, por apenas R$30,00, uma comida de primeira, num lugar simples, mas encantador e cheio de amor, o que dentro de uma cozinha, não pode faltar.
Serviço:
Restaurante Dona Toninha
Rua Marcos Pereira da Luz, 15
Alvorada, Cuiabá - MT
Atendimento:
De domingo a domingo a partir das 11:00
Fernando Bicudo
Publicitário entusiasta da Gastronomia e da missão de informar e contextualizar sobre o que realmente importa em uma bela mesa.
Instagram: @prosaecozinha
YouTube: Prosa e Cozinha