A Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) de Mato Grosso intensificou as operações de fiscalização para combater a pesca predatória, resultado na apreensão de 1.114 kg de pescado nos primeiros seis meses de 2025 — um aumento de 570% em relação a todo o ano de 2024, quando foram apreendidos 200 kg.
Durante o semestre, a Dema realizou três operações próprias e 10 em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), que resultaram em mais de 800 kg de pescado apreendido e R$ 116 mil em multas aplicadas.
No total, as ações de proteção à fauna no estado resultaram na apreensão de aproximadamente 1,1 tonelada de pescado, na instauração de 41 inquéritos policiais, 11 prisões em flagrante e multas administrativas que somam cerca de R$ 250 mil. Também foram apreendidos quatro animais silvestres.
A delegada titular da Dema, Liliane Murata, destacou o uso de inteligência, tecnologia e capacitação para fortalecer o combate aos crimes ambientais. “Esse trabalho integrado reflete o compromisso dos nossos profissionais em proteger o meio ambiente e garantir o cumprimento da legislação”, afirmou.
Entre as operações de destaque está a Malha Fina, em janeiro, que resultou na prisão de um pescador e na apreensão de espécies proibidas durante o período de defeso, como dourado e piraputanga. Em junho, a Operação Up Punt e a Operação Isca Viva combateram a pesca e comércio ilegais, com prisões, embargos e apreensões de pescado e materiais proibidos.
As investigações continuam para garantir a preservação da fauna aquática e a sustentabilidade ambiental em Mato Grosso.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.