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CIDADES Sábado, 09 de Agosto de 2025, 09:18 - A | A

Sábado, 09 de Agosto de 2025, 09h:18 - A | A

DIA DOS PAIS

Mais famílias pretendem presentear no Dia dos Pais, mas gasto médio cai em Mato Grosso

Pesquisa da Fecomércio-MT aponta aumento de 8 pontos percentuais na intenção de compras; movimentação econômica prevista é de R$ 408 milhões, alta de 3% em relação a 2024

Paula Figueiredo

 

O comércio mato-grossense deve registrar incremento no número de consumidores neste Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (10), apesar da redução do valor médio destinado à compra de presentes. É o que indica a pesquisa “Intenção de Compras para o Dia dos Pais 2025”, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT).

 

O levantamento, conduzido entre 28 de junho e 6 de agosto com 594 entrevistados em 32 municípios do estado, revela que 46% das famílias planejam presentear, aumento de 8 pontos percentuais em relação a 2024, quando esse índice foi de 38%. Entretanto, o tíquete médio sofreu redução de 8,8%, passando de R$ 367,38 para R$ 334,89.

 

Mesmo com a queda no gasto médio, a movimentação econômica estimada para a data é de R$ 408 milhões, um crescimento de 3% em comparação ao ano anterior.

 

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca que “o cenário representa um novo fôlego para o setor, com maior número de consumidores e manutenção do dinamismo econômico local”.

 

Perfil dos presentes e locais de compra


Cosméticos e perfumes lideram a preferência dos consumidores, com 33% das indicações, substituindo as roupas, que caíram para 30%. Outros presentes mencionados são sapatos (8%), eletrônicos (5%) e kits de churrasco (4%), além de ferramentas e viagens fora do estado (3% cada).

 

Quanto ao canal de compra, as lojas localizadas no centro da cidade permanecem como a opção preferencial de 50% dos entrevistados. Comércio eletrônico (sites e aplicativos) é apontado por 16%, seguido por lojas de bairro (12%), shoppings centers (11%), vendedores autônomos ou ambulantes (10%) e supermercados (1%).

 

O presidente da federação reforça a relevância do comércio tradicional: “Apesar da expansão do comércio eletrônico, o varejo físico mantém sua força em Mato Grosso.”

 

Meios de pagamento


O cartão de crédito é o método predominante, utilizado por 55% dos consumidores, seguido pelo Pix (23%), cartão de débito (12%), carnê (5%) e dinheiro em espécie (5%).

 

Segundo José Wenceslau, “a preferência pelo cartão de crédito evidencia a consolidação do parcelamento como ferramenta de consumo, contribuindo para o aumento das vendas sem comprometer a saúde financeira do consumidor”.

 

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