menu
09 de Agosto de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
09 de Agosto de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

CIDADES Sexta-feira, 08 de Agosto de 2025, 18:25 - A | A

Sexta-feira, 08 de Agosto de 2025, 18h:25 - A | A

MAIS DOIS MESES

Prazo para consórcio concluir obras do BRT na Avenida do CPA é prorrogado para outubro de 2025

Secretaria de Infraestrutura justifica prorrogação devido ao volume excepcional de chuvas e intervenções emergenciais; cerca de 80% da obra já está concluída

Paula Figueiredo

 

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) prorrogou em 54 dias o prazo de vigência do acordo extrajudicial firmado com o Consórcio Construtor BRT para conclusão das obras na Avenida do CPA, em Cuiabá. A decisão foi baseada em justificativas técnicas documentadas que impactaram o andamento da obra. O novo prazo final passa a ser 2 de outubro de 2025.

 

O Consórcio Construtor BRT é responsável por concluir os trechos abertos na Avenida do CPA, incluindo cerca de 1,5 km entre o CREA e a Defensoria Pública, e 3 km entre o Viaduto da Sefaz e o Hospital do Câncer. A prorrogação foi motivada, principalmente, pelo volume de chuvas excepcional registrado entre março e abril deste ano, que ultrapassou o dobro da média histórica, com destaque para os 386 mm acumulados em abril.

 

As chuvas provocaram paralisações totais ou parciais em várias frentes de trabalho por aproximadamente 37 dias, além de exigirem adaptações não previstas. Também contribuiu para o atraso a intervenção emergencial da concessionária de água no dia 25 de maio, que afetou trechos do pavimento rígido e da estrutura já implantada, causando um impacto de cerca de 17 dias no cronograma.

 

A fiscalização da Sinfra avaliou os relatórios do consórcio e considerou as justificativas técnicas compatíveis com os impactos enfrentados. O novo cronograma físico-financeiro foi considerado coerente com o estágio atual das obras.

 

Até o momento, cerca de 80% do acordo foi cumprido. O pavimento rígido, pista de concreto por onde passarão os veículos do BRT, já está finalizado. A restauração do asfalto e drenagem estão previstas para conclusão em agosto. Para setembro, estão programadas as etapas finais, como conclusão da pista do parque linear, ciclovia, requalificação de calçadas, paisagismo e sinalização viária.

 

Vale lembrar que o trecho entre o Viaduto da Sefaz e a Defensoria Pública não faz parte do acordo com o Consórcio BRT, estando sob responsabilidade do Consórcio Integra BRT, vencedor da primeira licitação para conclusão das obras em Cuiabá e Várzea Grande.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

 

Comente esta notícia

jose Maria da Silva e Moura 08/08/2025

E vai dinheiro do Povo novamente, pagar a RGA dos Servidores defasado a anos não se falamos nada, cambada de FDP

positivo
0
negativo
0

1 comentários