A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) entregou, na tarde de sexta-feira (8), 66 câmeras fixas do programa Vigia Mais MT à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A entrega foi feita à reitora da instituição, professora Marluce Souza e Silva, em continuidade às ações voltadas para a segurança no campus da UFMT em Cuiabá.
A entrega das câmeras ocorreu após reunião entre o secretário de Segurança, coronel César Roveri, e a reitora Marluce, na qual também foram discutidas outras medidas de segurança para o campus. Entre as ações previstas está o aumento da presença policial, com a Polícia Militar realizando rondas periódicas para prevenção e repressão à violência no local.
A reitora Marluce Silva agradeceu o apoio do Governo do Estado e da Sesp, destacando a integração da universidade ao programa ‘MT Mais Iluminado’, que promoveu a substituição das lâmpadas antigas por iluminação em LED, aumentando a segurança nas dependências da universidade.
Ela ressaltou a importância das câmeras para garantir um ambiente mais seguro e digno para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, mencionando o homicídio ocorrido no mês passado dentro do campus como um alerta para a necessidade de reforço na segurança.
O secretário César Roveri enfatizou o compromisso da Sesp em atender às demandas da UFMT e fortalecer a segurança da comunidade acadêmica e dos moradores dos bairros próximos.
O secretário-adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel Fernando Augustinho, destacou que as câmeras integrarão o sistema do Centro de Operações da Segurança Pública (Ciops), permitindo um monitoramento mais eficaz das vias internas e entorno do campus, beneficiando também a população local.
Além dos secretários, participaram da reunião coordenadores e diretores da UFMT, que discutiram estratégias para ampliar a segurança no campus de Cuiabá.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.