O cientista político André Lajst, presidente executivo da organização StandWithUs no Brasil, fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante entrevista concedida ao programa Pleno Time, nesta quarta-feira (18). Lajst comentou a atuação diplomática do governo brasileiro diante do acirramento da tensão entre Irã e Israel, e classificou como “ignorância histórica” as declarações feitas por Lula a favor do regime iraniano.
Segundo o especialista em geopolítica, o presidente brasileiro tem submetido o país a um constrangimento internacional ao adotar discursos anti-Israel e pró-Irã em ambientes multilaterais, como na Cúpula do G7, realizada recentemente no Canadá.
“Quando o Lula participa do G7 e diz que é Israel quem causa instabilidade no Oriente Médio, isso não é amnésia histórica, é ignorância histórica. Acredito que ele nunca soube o que foi a revolução islâmica no Irã”, afirmou Lajst.
“É preciso uma aula sobre o regime iraniano para entender quem realmente coloca fogo no Oriente Médio há mais de 40 anos.”
Durante o programa, o cientista político também acusou Lula de propagar fake news, utilizar jargões ideológicos vazios e fazer afirmações “descabidas” que, segundo ele, comprometem a seriedade do Brasil no cenário internacional.
A entrevista ocorre em meio a uma escalada de tensão militar no Oriente Médio, com o Irã intensificando ataques e diversas nações, incluindo os Estados Unidos e a Rússia, reagindo diplomaticamente ao risco de uma guerra ampliada na região.
Roberto Robson Silva Antunes 19/06/2025
Luladrao não tem conserto...tem que parar com tudo,sai de sena,já deu o que tinha que dá...
1 comentários