A prisão do fisiculturista Pedro Camilo Garcia Castro, flagrado agredindo brutalmente a namorada durante o aniversário dela em São Paulo, só foi possível graças à tecnologia. Ele foi localizado em Santos, no litoral, após ter o veículo rastreado por câmeras do programa estadual Muralha Paulista.
O caso chamou atenção após imagens obtidas pela CNN mostrarem o exato momento da abordagem: o carro de Pedro é cercado por viaturas da Polícia Militar na Avenida Presidente Wilson, na orla da cidade. Ele é algemado e conduzido por agentes até uma viatura, sem oferecer resistência.
Veja o momento da prisão:
Segundo a Prefeitura de Santos, a polícia da capital inseriu os dados do veículo da vítima no sistema integrado. Com isso, as câmeras com reconhecimento óptico de caracteres (OCR), instaladas em pontos estratégicos da cidade, conseguiram identificar a passagem do automóvel.
O Muralha Paulista é alimentado por imagens do Centro de Controle Operacional (CCO), que transmite dados em tempo real às forças de segurança. O sistema cobre entradas, saídas e vias de grande movimento, possibilitando respostas rápidas a situações emergenciais.
Preso em flagrante com o carro da namorada, Pedro foi encaminhado à Delegacia da Mulher em Santos, prestou depoimento e, após audiência de custódia, teve a prisão convertida para preventiva. Ele segue detido à disposição da Justiça.