O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou presença no ato marcado para esta quarta-feira (7/5), em Brasília, que pede anistia aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023. A manifestação busca pressionar o andamento do projeto de lei que propõe a anistia aos envolvidos na invasão das sedes dos Três Poderes.
Em vídeo divulgado na manhã desta terça-feira, Bolsonaro, que teve alta após 22 dias de internação para uma cirurgia no intestino, afirmou que pretende acompanhar o início da caminhada. “Às 16h, na Torre de TV, concentração para uma caminhada pacífica pela anistia humanitária”, declarou.
A concentração está marcada para a Funarte, ao lado da Torre de TV, com deslocamento previsto por duas faixas do Eixo Monumental em direção à Esplanada dos Ministérios. Uma terceira faixa será isolada para a segurança. Os manifestantes devem seguir até a Avenida José Sarney, antes do Congresso Nacional, que permanece cercado por grades.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) anunciou reforço no efetivo para monitorar a mobilização e garantir a segurança no trajeto.
O ato integra uma série de manifestações organizadas por apoiadores de Bolsonaro em defesa da anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos do início de 2023.