menu
03 de Maio de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
03 de Maio de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

ARTIGOS Quinta-feira, 01 de Maio de 2025, 15:12 - A | A

Quinta-feira, 01 de Maio de 2025, 15h:12 - A | A

EUNICE TEODORA

Dia do Trabalhador e Profissionais de Nível Superior do Sistema Penitenciário o quê temos a comemorar?

Trabalhadores que também estão cumprindo sua pena, vivendo em um verdadeiro regime semiaberto mesmo sem terem cometido crime algum.

 

Quando se fala em trabalhadores do Sistema Penitenciário logo se imaginam aqueles homens e mulheres armados vestidos de preto, mas o que poucos sabem ou reconhecem é que por trás daqueles muros também existem trabalhadores, quase invisíveis à sociedade e a classe política, que exercem seu labor dentro do “Raio” que passa 9h diariamente 5 dias por semana dentro de uma penitenciário em companhia dos presos, sendo submetidos diariamente a revista vexatória, exposição à radiação ionizante como se bandidos fossem.


Trabalhadores que também estão cumprindo sua pena, vivendo em um verdadeiro regime semiaberto mesmo sem terem cometido crime algum.


E qual o reconhecimento ou a valorização que esses profissionais recebem por exercer um labor tão penoso?


Teríamos que escrever mais de um artigo para expor todos os pontos que merecem serem analisados, mas, o que mais nos ferem a dignidade e a falta de reconhecimento de que exercemos atividades finalística na execução penal. Para isso, basta uma simples leitura e uma capacidade mínima de interpretação de texto do artigo 1º da LEP quanto a finalidade da pena: "proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado.” Quais são os Trabalhos do sistema penitenciário que atuam diretamente nessa finalidade?


Portanto, não adianta o governo dizer que não temos direitos a insalubridade, (que foi cortada em abril de 2024) ou periculosidade, à aposentadoria especial (retirada em 2020), o não reconhecimento da natureza policial (porque não somos área finalística segundo o estado) mas, não adianta ficar repetindo essa ladainha que não vão nos convencer pois, não temos crise de identidade, sabemos quem somos e a nossa função na execução penal.


Se o executivo se faz de cego para não nos enxergar, reconhecer e valorizar, o judiciário sabe bem quem somos e que não existe Pena Justa sem a nossa atuação no Sistema Penitenciário.


Feliz dia do trabalhador!


Eunice Teodora é servidora pública e presidente do Sindicato dos Profissionais de Nível Superior com Habilitação Específica do Sistema Penitenciário de Mato Grosso (SINPHESP/MT)

Click aqui e receba notícias em primeira mão

 

Comente esta notícia

Renato Guia 02/05/2025

Muito bom. Parabéns a todos.

positivo
1
negativo
0

Renato 02/05/2025

????????????????????????????????????

positivo
0
negativo
0

2 comentários