O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empossou, nesta quinta-feira (24), o engenheiro civil Frederico de Siqueira Filho como novo ministro das Comunicações. A nomeação foi resultado de uma articulação do União Brasil e foi levada pessoalmente a Lula pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), em reunião no Palácio do Planalto.
Siqueira Filho assume o cargo após a recusa do deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA), líder da legenda na Câmara, que inicialmente havia sido convidado para a função. A negativa causou certo desconforto entre o partido e o Palácio do Planalto, agravando as tensões internas no União Brasil sobre a liderança da bancada.
Em nota oficial, o Planalto confirmou a posse e destacou que a indicação foi feita por Alcolumbre, pelo ex-ministro Juscelino Filho e pelo próprio Pedro Lucas Fernandes durante uma reunião com Lula na quarta-feira (23). A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também participou do encontro.
Na tentativa de demonstrar unidade, Alcolumbre compareceu à reunião acompanhado de Juscelino, que anteriormente ocupava o ministério, e de Pedro Lucas. Na ocasião, o deputado pediu desculpas ao presidente Lula pela situação "constrangedora" gerada com sua recusa, segundo apurou o jornal Valor Econômico.
Engenheiro civil formado pela Universidade de Pernambuco, Siqueira Filho tem mais de 20 anos de experiência no setor de telecomunicações. Atuou por duas décadas na operadora Oi em cargos de liderança nas áreas de planejamento, operações, relações institucionais e comercial. Desde maio de 2023, estava na presidência da Telebras.
Com a nomeação, o União Brasil mantém sua influência na Esplanada dos Ministérios, somando agora três pastas sob seu comando: Turismo (Celso Sabino), Integração e Desenvolvimento Regional (Waldez Góes) e, agora, Comunicações.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.