menu
06 de Maio de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
06 de Maio de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA NACIONAL Terça-feira, 06 de Maio de 2025, 16:11 - A | A

Terça-feira, 06 de Maio de 2025, 16h:11 - A | A

FRAUDE BILIONÁRIA

Aposentados lesados por fraude receberão ressarcimento na conta do benefício, diz INSS

O início dos depósitos ainda não foi divulgado

 

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, confirmou nesta terça-feira (6) que os aposentados e pensionistas lesados pela recente fraude bilionária terão os valores ressarcidos diretamente na conta em que recebem seus benefícios. A declaração foi feita em entrevista à rádio CBN.

“Será feito via benefício, via conta do benefício. Nada de PIX, nada de depósito em conta e nada de sacar em banco”, afirmou Waller, reforçando que o pagamento será realizado por meio de uma folha suplementar, mecanismo usado para cobrir valores que não foram incluídos na folha de pagamento principal.

O início dos depósitos ainda não foi divulgado, mas o presidente do INSS garantiu que o plano de ressarcimento está em fase final de elaboração e deve ser apresentado até a próxima semana. Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou prioridade absoluta para a execução dos pagamentos.

Diante da situação, Waller também fez um alerta aos segurados para evitarem novos golpes. “Eu peço a todos: não caia em outros golpes, não assine nada, não abra link, não acredite em ninguém que esteja vendendo facilidade”, destacou, informando que criminosos têm se passado por funcionários do INSS para tentar enganar aposentados e pensionistas.

A fraude investigada envolvia entidades sindicais que, sem autorização, cadastravam aposentados e pensionistas para a cobrança de serviços, realizando descontos mensais indevidos nos benefícios. Segundo o INSS, cerca de 4,1 milhões de beneficiários podem ter sido afetados, com um prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. O esquema foi desmantelado por meio de uma operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU).

O INSS orienta que os beneficiários acompanhem as informações apenas pelos canais oficiais do órgão e evitem qualquer oferta de devolução imediata de valores feita por terceiros.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

 

Comente esta notícia