menu
17 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
17 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Segunda-feira, 16 de Junho de 2025, 15:26 - A | A

Segunda-feira, 16 de Junho de 2025, 15h:26 - A | A

DISPAROU CONTRA O GOVERNO

"Povo não aguenta mais": Pivetta critica nova proposta tributária federal sobre investimentos

Pivetta afirmou que a insistência do governo federal em aumentar a arrecadação revela uma falta de disposição para enfrentar o que ele considera o verdadeiro problema: o excesso de gastos públicos

Ana Barros

 

O governador em exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), expressou forte desaprovação à nova proposta do governo federal de tributar investimentos antes isentos de Imposto de Renda (IR), como as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA). A medida, comunicada na última semana, tem gerado ampla reprovação.

 

Em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (16), Pivetta afirmou que a insistência do governo federal em aumentar a arrecadação revela uma falta de disposição para enfrentar o que ele considera o verdadeiro problema: o excesso de gastos públicos.

 

“O governo federal, desde o início, tenta de todas as formas aumentar a receita. Mas nós, aqui em Mato Grosso, desde 2019, quando começamos a governar com Mauro Mendes, fizemos diferente: cortamos despesas. Essa é a medida mais simples de todas, só que exige vontade política”, declarou Pivetta em tom crítico, contrastando a gestão estadual com a federal.

 

A proposta do governo Lula, anunciada no domingo (8), sugere uma alíquota de 5% de IR sobre os rendimentos desses títulos. O objetivo seria compensar a possível revogação do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que foi alvo de fortes críticas de parlamentares e do mercado. No entanto, Pivetta vê na medida mais um encargo para a população.

 

“O povo não aguenta mais pagar imposto e não receber nada em troca. Essa conta não pode cair sempre nas costas de quem produz e investe”, concluiu o governador em exercício.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia