O presidente do MDB em Cuiabá, Francisco Faiad, afirmou que o ex-deputado federal Carlos Bezerra deve permanecer no comando estadual do partido, contrariando a movimentação de lideranças que veem a deputada Janaina Riva como nome certo para assumir a sigla em Mato Grosso.
Em entrevista à imprensa, Faiad elogiou a atuação política de Janaina, mas recomendou que ela concentre seus esforços na disputa ao Senado em 2026, em vez de tentar comandar o partido.
"Eu penso que ela é uma ótima candidata nossa ao Senado e que ela deveria se preocupar mais com a candidatura dela neste momento", afirmou.
Faiad também deixou claro que, apesar das especulações, ainda não há um consenso no partido sobre a sucessão de Bezerra: “Não houve esse debate com o diretório municipal. Não há consenso até agora”.
Carlos Bezerra já declarou que não tem interesse em permanecer no cargo após a eleição interna marcada para agosto, o que abriu caminho para articulações em torno do futuro da sigla.
Janaina tem se destacado nas redes sociais, liderando ações de filiação e discutindo o rumo do partido em nível estadual e nacional, o que ampliou sua visibilidade interna.
Mesmo com o respaldo de nomes como o deputado federal Juarez Costa, o deputado estadual Dr. João e o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Léo Bortolin, a ascensão de Janaina à presidência do MDB estadual ainda não é dada como certa.
Questionado sobre o comando do diretório municipal, Faiad disse que qualquer definição depende do cenário nacional. “O MDB está em negociação para uma federação com o Republicanos, mas também conversa com o PSDB. Estamos aguardando esse posicionamento para então tomarmos qualquer decisão local”, explicou.