menu
17 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
17 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Segunda-feira, 16 de Junho de 2025, 15:46 - A | A

Segunda-feira, 16 de Junho de 2025, 15h:46 - A | A

TRIAGEM NEONATAL

Jaciara transforma saúde com descentralização inovadora do teste do pezinho

Para viabilizar essa descentralização, a SMS de Jaciara solicitou ao Hospital Municipal Júlio Müller a capacitação de todos os profissionais de saúde do município.

Da Redação

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Jaciara está elevando o padrão da triagem neonatal no estado. O município, localizado a cerca de 140 km de Cuiabá, anunciou que se tornará referência para todo o Mato Grosso na realização do Teste do Pezinho, graças à sua iniciativa de descentralizar o exame para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, futuramente, disponibilizar a vacina BCG ainda no Hospital Municipal. O anúncio foi feito na sexta-feira (06.06), durante o 2º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal, realizado na Assembleia Legislativa.

 

Atualmente, tanto o Teste do Pezinho quanto a BCG são feitos apenas na UBS-1. A meta da SMS é que, a partir de agosto, todas as UBSs de Jaciara estejam aptas a realizar a coleta do teste. O objetivo é oferecer mais comodidade e agilidade para as mães, permitindo que os exames sejam feitos na unidade de saúde mais próxima de suas casas, e garantir o cuidado precoce com o desenvolvimento do bebê.

 

Para viabilizar essa descentralização, a SMS de Jaciara solicitou ao Hospital Municipal Júlio Müller a capacitação de todos os profissionais de saúde do município.

 

"A prefeita Andréia Wagner nos solicitou a possibilidade de descentralização nesse sentido, preocupada com o prazo de eficácia do teste e a logística das mães, isto é, os primeiros cinco dias de vida do bebê. Estudamos as possibilidades e, sim, é possível a realização, no entanto solicitamos ao Hospital Júlio Müller a capacitação dos nossos profissionais. Outra mudança que queremos promover, pensando na saúde do bebê é a administração da BCG, após o nascimento dessa criança", explicou o secretário da pasta, Fabrício Fabian.

 

Vera Tanus, pedagoga do Serviço de Referência de Triagem Neonatal do Estado de Mato Grosso/HUJM, elogiou a iniciativa de Jaciara e revelou que um projeto semelhante já está sendo elaborado para se estender aos outros 141 municípios mato-grossenses. O objetivo é capacitar profissionais e descentralizar o Teste do Pezinho em todo o estado, aprimorando o atendimento à população.

 

"Jaciara mostrou o interesse em promover essa coleta de forma facilitada, acolhemos a ideia, e o município se tornará referência para todo o Mato Grosso, nessa coleta adequada em tempo oportuno, buscar essas mãezinhas para que nenhuma criança fique fora da triagem neonatal. Para nós (Hospital Júlio Müller), é uma satisfação muito grande iniciar com Jaciara essa capacitação e, em breve, com outros municípios do estado", destacou Vera Tanus.

 

O 2º Encontro de Triagem Neonatal teve como tema "A importância da coleta adequada em tempo oportuno", buscando estimular a conscientização e a elaboração de políticas públicas eficazes. O evento contou com a participação do superintendente do Hospital Júlio Müller, Reinaldo Gaspar Motta, além de representantes da Assembleia Legislativa, Câmara Federal, Secretaria de Estado de Saúde, Ministério Público Estadual e Secretaria de Saúde de Cuiabá.

 

O Teste de Triagem Neonatal (PNTN) é crucial para detectar e prevenir precocemente sete doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase e toxoplasmose congênita.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia