O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, revelou nesta quarta-feira (9) que convidou pessoalmente o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) a se filiar ao Partido Liberal (PL).
O gesto, segundo ele, não partiu da cúpula da legenda, mas de uma iniciativa particular, embora já tenha sido comentado com o presidente estadual do partido, Ananias Filho.
“Eu gostaria que o PL caminhasse com o Pivetta. Até cheguei a fazer um convite para ele se filiar no PL. Falei: ‘Pivetta, por que você não vem para o PL trabalhar junto com a gente?’”, relatou Abilio durante conversa com jornalistas.
A declaração surge em meio a um movimento de fortalecimento da pré-candidatura de Pivetta ao governo do Estado em 2026, impulsionado por um jantar realizado na noite de terça-feira (8) na residência do empresário Eraí Maggi.
O encontro contou com a presença de nomes de peso como o governador Mauro Mendes, o presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira, o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, e o ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi.
Apesar do convite, Abilio reconhece que o PL já tem um nome posto para a disputa ao Paiaguás: o senador Wellington Fagundes. “Ele [Pivetta] está avaliando, vai ter o tempo dele para decidir sobre isso. Mas o que entendo é que o PL hoje tem um filiado pré-candidato, o Wellington Fagundes. Não vou tratar de nenhum jogo contrário ao nosso pré-candidato”, afirmou.
O gesto de Abilio ocorre em meio à movimentação bolsonarista no Estado, com o PL ganhando protagonismo após o bom desempenho nas eleições municipais de 2024, quando elegeu os prefeitos das três maiores cidades de Mato Grosso.
Ainda assim, Ananias Filho garantiu que o avanço do nome de Pivetta não assusta a sigla e que o jogo político segue indefinido: “Está muito cedo para dizer que qualquer movimento é um martelo batido”.