O Governo de Mato Grosso deu início a uma nova etapa de investimentos em infraestrutura ao autorizar, nesta sexta-feira (18), a duplicação de um trecho estratégico da BR-163, entre Várzea Grande e Jangada.
Com 56,2 quilômetros de extensão, a obra está inserida em um plano mais amplo que prevê melhorias até Rosário Oeste, somando R$ 449,1 milhões em investimentos.
A ordem de serviço foi assinada pelo governador Mauro Mendes ao lado do diretor-presidente da concessionária Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, responsável pela execução das intervenções.
Dividida em duas fases, a obra inclui não apenas a duplicação da rodovia, mas também a recuperação da pista já existente, construção de três acessos, quatro pontes, um viaduto, uma passarela e 2 km de via marginal em Várzea Grande. O prazo previsto para a entrega da primeira etapa é de 32 meses.
Durante o evento, o governo também anunciou a implantação de sinal de internet em toda a extensão da BR-163 sob concessão, cobrindo 850,9 quilômetros entre os municípios de Itiquira e Sinop. A medida deve garantir maior segurança, agilidade em situações de emergência e conectividade para os usuários da via.
Outro ponto de destaque é o início da construção de uma área de escape na Serra de São Vicente, local que historicamente apresenta altos índices de acidentes. A estrutura contará com pórticos rolantes e guinchos com capacidade para remover até 80 toneladas, reforçando a segurança no trecho.
A BR-163 é um dos principais corredores logísticos do estado e do país, sendo vital para o escoamento da produção agropecuária mato-grossense. As novas intervenções fazem parte do compromisso do governo estadual de modernizar a infraestrutura e oferecer mais eficiência ao transporte e mobilidade na região.