menu
24 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
24 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Sábado, 12 de Julho de 2025, 15:06 - A | A

Sábado, 12 de Julho de 2025, 15h:06 - A | A

GESTÃO SEM MORAL

Abilio acusa Governo Lula de negligência: "Nem os prefeitos do PT estão sendo ajudados"

“O Lula não tem ajudado nem os municípios que têm o PT à frente, quanto mais os outros. A gente não espera muito do Governo Federal”, afirmou o gestor em entrevista concedida neste sábado (12)

 

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), voltou a criticar duramente o Governo Federal por falta de repasses financeiros ao município e declarou que nem mesmo as prefeituras comandadas pelo Partido dos Trabalhadores estão sendo atendidas pela União.

 

“O Lula não tem ajudado nem os municípios que têm o PT à frente, quanto mais os outros. A gente não espera muito do Governo Federal”, afirmou o gestor em entrevista concedida neste sábado (12).

 

A declaração foi feita após questionamentos sobre a busca de apoio federal diante das dificuldades financeiras enfrentadas pela Prefeitura. Abilio revelou que já recorreu a Brasília, mas os recursos recebidos não cobriram nem uma pequena parte das necessidades do município.

 

Um dos exemplos citados foi a crise enfrentada no início de 2025, quando Cuiabá liderou o ranking nacional de casos de chikungunya. Segundo ele, mesmo com a gravidade da situação, o Ministério da Saúde enviou apenas R$ 1 milhão para o enfrentamento da doença.

 

“Com a maior crise de chikungunya no Estado, Cuiabá estando em primeiro lugar, nós precisávamos naquele momento de R$ 15 milhões”, relatou.

 

Apesar de ser um dos principais opositores do presidente Lula desde seu mandato como deputado federal, Abilio frisou que o Governo Federal deveria superar divergências políticas e atender a população cuiabana, que também tem eleitores do petista.

 

“Não tem nenhum registro no Estado de Mato Grosso de município que esteja conseguindo arrecadar do Governo Federal algum repasse significativo”, criticou.

 

Diante da ausência de suporte federal, o prefeito afirmou que intensificou os diálogos com o Governo do Estado para garantir ajuda emergencial. Ele destacou que está em contato direto com o governador Mauro Mendes (União Brasil), que deve apresentar um relatório sobre a situação da Capital em uma nova agenda em Brasília.

 

"Governador, a sua ajuda é essencial para tirar Cuiabá dessa situação que a gente se encontra", disse o prefeito, reforçando a necessidade de união institucional para enfrentar os desafios da cidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia

Salas 12/07/2025

Alguém consegue mostrar uma obra dessa gestão Abílio?

positivo
0
negativo
0

1 comentários