Na manhã desta terça-feira (15), a Polícia Civil de Mato Grosso, por intermédio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), deflagrou a Operação Sentinelas com o objetivo de desarticular uma facção criminosa atuante em Primavera do Leste. Ao todo, estão sendo cumpridas 52 ordens judiciais, incluindo 14 mandados de prisão preventiva, 26 de busca e apreensão, além de 12 medidas cautelares.
A operação ocorre nas cidades de Primavera do Leste e Canarana, com apoio de equipes das Delegacias Regionais de Cuiabá, Rondonópolis e Barra do Garças, além de unidades da Diretoria de Atividades Especiais (DAE). As ordens foram expedidas pela 1ª Vara Criminal de Primavera do Leste.
A investigação, conduzida pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) da cidade, identificou uma estrutura criminosa articulada, com ligação direta a uma facção estadual. O grupo estaria envolvido no tráfico de drogas e na vigilância de áreas estratégicas, com a intenção de impor domínio territorial.
Entre os alvos da operação estão traficantes, distribuidores e colaboradores da facção, todos com papéis definidos na manutenção e expansão das atividades criminosas.
A Operação Sentinelas faz parte do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, e integra a estratégia da Polícia Civil no enfrentamento às organizações criminosas por meio da Operação Inter Partes, intensificando o combate à criminalidade em todo o estado.