Na manhã desta terça-feira (15), a Polícia Federal deflagrou a terceira fase da Operação Escamotes, em ação conjunta realizada nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Sorriso, no estado de Mato Grosso. A operação mira um grupo suspeito de enviar drogas e armas de fogo a Goiás, Bahia e Rio de Janeiro, utilizando veículos alugados com fundos falsos.
Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Barra do Garças (MT). Os alvos são suspeitos de atuar como laranjas, transportadores, intermediadores e financiadores das remessas ilícitas.
Além das prisões, a Justiça determinou o bloqueio de contas bancárias, quebra de sigilo fiscal, bancário e financeiro dos envolvidos e de empresas ligadas ao grupo criminoso.
Desde a primeira fase da operação, deflagrada em maio de 2024, já foram presos 15 integrantes do grupo. Bens, veículos, imóveis e valores foram apreendidos, com o objetivo de enfraquecer financeiramente a organização criminosa.