O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira, 20, a criação de um sistema de defesa antimísseis chamado de ‘Domo de Ouro’.
Ao lado do secretário de Defesa, Pete Hegseth, o republicano afirmou que o modelo será construído até o fim de seu mandato, em 2029, e custará aproximadamente US$ 175 bilhões.
“Durante a campanha, prometi ao povo americano que construiria um sistema de defesa antimísseis de última geração. Hoje tenho o prazer de anunciar que selecionamos oficialmente uma arquitetura para este sistema de próxima geração”, disse na Casa Branca.
Trump afirmou ainda que espera que o método seja capaz de interceptar mísseis “mesmo que sejam lançados do espaço”.
Funcionamento
Criado em 2011, o sistema de defesa foi projetado por Israel para interceptar no ar mísseis disparados por países inimigos.
O Domo de Ferro detecta, através de um radar, os dispositivos de rivais e o sistema calcula se o foguete cairá em uma área habitada ou se atingirá uma instalação do governo ou de civil.
Em poucos segundos, mísseis são disparados pelo sistema para abater os armamentos rivais.
O sistema antiaéreo detecta foguetes entre 4 e 70 km de distância.
Segundo o governo israelense, o Iron Dome tem 90% de eficiência e já interceptou milhares de mísseis disparados por inimigos.