A fumaça branca subiu da chaminé da Capela Sistina nesta quinta-feira (8/5), anunciando ao mundo a eleição do novo líder da Igreja Católica. O cardeal norte-americano Robert Prevost, de 69 anos, foi o escolhido para suceder o papa Francisco e será o 267º pontífice da história, adotando o nome de Papa Leão XIV.
O anúncio oficial foi feito na varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, pelo cardeal francês Dominique Mamberti, responsável por comunicar o resultado do conclave. A multidão reunida na Praça de São Pedro reagiu com aplausos, lágrimas e orações ao ouvir o tradicional “Habemus Papam”.
A escolha ocorreu após dois dias de conclave e três rodadas de votação, com a participação de 133 cardeais eleitores. Prevost, que nasceu nos Estados Unidos e tem cidadania italiana, foi nomeado cardeal pelo papa Francisco em 2014 e era visto como um nome de perfil diplomático e pastoral.
O cargo estava vago desde 21 de abril de 2025, data da morte de Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano da história. Com a escolha de Leão XIV, a Igreja inicia um novo ciclo, sob a liderança de um papa vindo da América do Norte, algo inédito desde a criação do Vaticano moderno.
Agora, os olhares do mundo se voltam para as primeiras palavras e gestos de Leão XIV, que carregará o legado de seus antecessores e terá a missão de conduzir mais de 1,3 bilhão de católicos diante dos desafios contemporâneos.