O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou publicamente a eleição do novo papa, Robert Francis Prevost, que adotou o nome de Leão XIV. Em publicação feita nesta quinta-feira (8/5), o republicano destacou o simbolismo da escolha, chamando-a de “grande honra” para o país.
“Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país”, escreveu Trump.
O novo papa foi escolhido após dois dias de conclave e três rodadas de votação, em um processo que reuniu 133 cardeais no Vaticano. Prevost, nascido nos EUA e com cidadania italiana, tornou-se o primeiro pontífice da história oriundo dos Estados Unidos, marcando um capítulo inédito na trajetória da Igreja Católica.
Trump também declarou interesse em se encontrar pessoalmente com Leão XIV: “Aguardo ansiosamente o encontro com o papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!”
A eleição de um papa norte-americano gerou ampla repercussão global, tanto no meio religioso quanto político. A relação entre o Vaticano e os EUA, historicamente marcada por altos e baixos, agora ganha um novo ponto de interesse com a presença de um compatriota de Trump no comando da Santa Sé.