Um ataque a tiros chocou Ciudad del Este, no Paraguai, na tarde desta quinta-feira (3). Um homem armado entrou no Consulado do Brasil na cidade, disparou contra a advogada Prima Felicia Benítez de Cantuni, de 78 anos, e, em seguida, atentou contra a própria vida com um tiro na boca.
A vítima, conhecida assessora jurídica do consulado, foi atingida no braço e socorrida rapidamente. Segundo as autoridades locais, ela não corre risco de morte.
O autor dos disparos foi identificado extraoficialmente como Cássio M. Montenegro, de nacionalidade brasileira. Uma carta escrita em português e assinada por ele foi encontrada no local, onde o homem pedia para ser sepultado ao lado do pai e relatava não suportar mais a dor que sentia, além de deixar instruções sobre a divisão de seus bens entre familiares.
De acordo com Fredy Villalba, chefe do Departamento de Segurança Turística de Alto Paraná, policiais que estavam na cobertura da Prefeitura de Ciudad del Este ouviram os tiros e correram para o consulado. Os agentes chegaram a tempo de testemunhar o momento em que o homem tirou a própria vida.
Além de ferir a advogada, o atirador também disparou contra um segurança, mas não o atingiu. A fachada do consulado ficou marcada pelos tiros.
Até o momento, as autoridades não esclareceram a relação entre o agressor e a vítima. O caso está sendo investigado pela polícia paraguaia, com apoio da diplomacia brasileira na região.
Veja o momento: