Em sessão realizada nesta quinta-feira, 26 de junho, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidiu pelo afastamento cautelar do juiz Renato José de Almeida Costa Filho, que atuava na 2ª Vara de Chapada dos Guimarães.
A medida foi tomada durante análise de cinco processos disciplinares envolvendo magistrados do Estado.
A decisão, tomada no período da tarde, faz parte de uma pauta exclusiva da cúpula do TJ-MT dedicada à apuração de condutas de juízes submetidos a sindicâncias ou procedimentos administrativos internos.
Nenhuma das ações em julgamento tem relação com suspeitas de comercialização de sentenças, tampouco com as vistorias que estão sendo realizadas pelo Conselho Nacional de Justiça no estado.
Renato Costa Filho ingressou na magistratura em 2012, por meio de concurso público, tendo iniciado sua carreira na comarca de Colniza. Em Chapada dos Guimarães, além das atividades na 2ª Vara, também ocupou a função de juiz eleitoral entre 2023 e 2025.
O TJ-MT ainda não divulgou os detalhes das acusações que motivaram o afastamento do juiz, e novas informações devem ser repassadas à imprensa nas próximas horas.