menu
11 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
11 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

JUDICIÁRIO Sexta-feira, 11 de Julho de 2025, 14:38 - A | A

Sexta-feira, 11 de Julho de 2025, 14h:38 - A | A

LISTA SÊXTUPLA

Paridade de gênero marca novo edital da OAB-MT para formação da Lista Sêxtupla

A reunião ocorreu de forma virtual, com transmissão ao vivo pelo canal da instituição no YouTube

ALISSON OLIVEIRA

 

Em sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira (11), o Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) aprovou, por unanimidade, o edital que abre as inscrições para o processo seletivo de formação da Lista Sêxtupla destinada ao preenchimento de vaga no Tribunal de Justiça pelo Quinto Constitucional.

 

A reunião ocorreu de forma virtual, com transmissão ao vivo pelo canal da instituição no YouTube.

 

Um dos destaques da deliberação foi a manutenção da paridade de gênero entre os candidatos, com a exigência de três homens e três mulheres na lista final. A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, celebrou a aprovação unânime da proposta:

 

“A paridade sempre foi defendida por nós. É uma bandeira que não abrimos mão, e vê-la aprovada novamente sem qualquer divergência reforça o compromisso da advocacia mato-grossense com a equidade”.

 

Gisela ressaltou que a condução do processo ocorrerá com transparência, responsabilidade e total independência.

 

“Tenho muita confiança neste conselho, que foi legitimamente eleito e saberá escolher com base nas qualidades e no histórico de cada candidato, sem interferências externas. Esta é uma missão da advocacia para a sociedade”, pontuou.

 

A proposta da conselheira Ninagin Dallagnol, que garantiu a paridade, também recebeu forte apoio de outros membros do conselho.

 

“A diversidade nos tribunais fortalece a legitimidade do Judiciário, trazendo decisões mais próximas da realidade social e assegurando representatividade”, argumentou Ninagin.

 

Duas sugestões alternativas  uma para adoção do voto secreto e outra para votação híbrida com escolha distritalizada e representação regional  foram apresentadas pelos conselheiros Silas do Nascimento e José Patrocínio Júnior, respectivamente, mas acabaram rejeitadas.

 

Gisela Cardoso adiantou que um Grupo de Estudos será avaliado na próxima sessão para discutir mudanças futuras no processo, com segurança jurídica.

 

O edital aprovado será publicado no Diário Eletrônico da OAB, iniciando oficialmente os prazos definidos pelo Provimento 102/2004 do Conselho Federal da OAB (CFOAB).

 

A sessão foi conduzida pela presidente Gisela, acompanhada pelo secretário-geral Josemar Carmerino, o vice-presidente Giovane Santin, o diretor-tesoureiro Max Ferreira Mendes, a secretária-geral adjunta Aline Luciana e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT), Rodrigo Araújo.

 

 

 

Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia