A Páscoa promete movimentar os pequenos negócios em São Paulo. Segundo pesquisa do Sebrae-SP em parceria com a Fundação Seade, cada consumidor deve gastar, em média, R$ 250 neste feriado, impulsionando as vendas de cerca de 61 mil empreendimentos no estado.
Do total, 41 mil são microempreendedores individuais (MEIs) e 20 mil, micro e pequenas empresas. O chocolate é o carro-chefe: 74% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar ovos de Páscoa. Outros 59% citaram chocolates em geral, enquanto ingredientes e bebidas típicos dos almoços em família, como pescados e azeites, foram lembrados por uma parcela significativa dos consumidores.
O principal motivo da preferência pelos pequenos empreendimentos são os preços mais acessíveis, apontados por 37% dos entrevistados. A qualidade dos produtos aparece em seguida, com 33%, e as promoções oferecidas, com 27%.
A pesquisa também revela que o gasto nos pequenos negócios deve ser 42% maior em comparação à Páscoa de 2024. Enquanto isso, 32% dos consumidores disseram que pretendem manter os mesmos gastos do ano passado, e 16% afirmaram que devem economizar mais neste ano.
De acordo com o consultor do Sebrae-SP, Pedro João Gonçalves, datas comemorativas como a Páscoa são essenciais para o desempenho financeiro dos pequenos empreendimentos, especialmente do setor alimentício. “Dos consumidores que disseram que vão gastar mais, quase metade acredita que esse aumento ficará entre 5% e 10%”, afirma.