Uma moradora da cidade de Estação, no interior do Rio Grande do Sul, acolheu crianças em pânico que fugiam do ataque a faca ocorrido na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, na manhã desta terça-feira (8). O gesto foi registrado em vídeo por testemunhas e ganhou repercussão nas redes sociais.
As imagens mostram o momento em que várias crianças saem correndo da escola e atravessam a rua em desespero. Ao perceber o tumulto, a moradora se dirige ao portão de sua casa e o abre. Logo em seguida, uma mulher se aproxima e explica a situação. Sem hesitar, a moradora autoriza a entrada dos pequenos e oferece abrigo.
O ataque foi promovido por um adolescente, que invadiu o colégio portando uma faca e usando artefatos explosivos caseiros para assustar os estudantes e facilitar o ataque. Pelo menos três crianças e uma professora ficaram feridas. Um menino de oito anos morreu.
As outras duas crianças feridas foram levadas ao Hospital São Roque, no município de Getúlio Vargas, e a professora foi encaminhada ao Hospital Santa Terezinha, em Erechim. A identidade das vítimas não foi divulgada.
Em nota, a Prefeitura de Estação informou que todas as escolas da rede municipal terão as atividades suspensas por tempo indeterminado. “Estamos com toda a nossa equipe mobilizada, prestando apoio e assistência contínua a todas as famílias e à comunidade escolar neste período”, disse a administração municipal pelas redes sociais.
O prefeito Geverson Zimmermann afirmou, em entrevista à Rádio Gaúcha, que o agressor é conhecido na cidade, que tem cerca de 6 mil habitantes, e estava em acompanhamento psicológico. “Ele conseguiu adentrar na escola, mesmo com toda a segurança. Jogou as bombinhas para assustar as crianças e entrou na sala de aula. Duas foram feridas na cabeça”, relatou.
O adolescente foi contido por populares até a chegada da polícia e está apreendido. A motivação do ataque ainda está sendo investigada.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram