menu
23 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
23 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

BRASIL Terça-feira, 08 de Julho de 2025, 10:27 - A | A

Terça-feira, 08 de Julho de 2025, 10h:27 - A | A

CARECA DO INSS

Lobista alvo da PF inicia call center para consignado de aposentados no DF

Conhecido como Careca do INSS, Antonio Carlos Antunes cria nova empresa no mesmo endereço usado no esquema bilionário de descontos ilegais sobre benefícios

Da Redação


Apontado pela Polícia Federal (PF) como o principal operador da chamada “farra dos descontos” indevidos sobre aposentadorias e pensões, o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, abriu uma nova empresa de call center destinada a atuar com crédito consignado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O negócio funcionará no mesmo endereço, em Brasília, onde ele mantinha as empresas Truetrust e Callvox, envolvidas no esquema bilionário de fraudes em mensalidades associativas.

 

A nova operação, batizada de Amigo Center S/A, foi registrada na Receita Federal em 31 de março, pouco antes da deflagração da Operação Sem Desconto, em abril. Apesar disso, as contratações de funcionários só começaram recentemente, após a demissão em massa dos colaboradores da Truetrust e Callvox no dia 30 de maio.

 

 

O novo empreendimento é administrado pelo próprio Antunes e seu filho, Romeu Carvalho Antunes — também investigado pela PF — com o e-mail de registro vinculado a Milton Salvador de Almeida Junior, sócio dos dois na empresa Brasília Consultoria e na Callvox. De acordo com a Polícia Federal, as firmas controladas pelo lobista movimentaram R$ 53,5 milhões recebidos de entidades envolvidas nas fraudes, repassando R$ 9,3 milhões a dirigentes do INSS por meio de empresas e parentes.

 

Funcionários sem direitos e estrutura reaproveitada

No processo de transição para o novo negócio, um grupo de 60 ex-funcionários das antigas empresas afirma que apenas 12 receberam o salário de maio e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo relatos, os que foram pagos precisaram assinar acordos renunciando a multas rescisórias e outros direitos trabalhistas.

 

Vídeos feitos por um ex-funcionário na semana passada revelam que a Amigo Center funciona com a mesma estrutura física das antigas empresas. Cadeiras, móveis e até equipamentos ainda exibem etiquetas com a marca da Truetrust. Oficialmente, a nova empresa atua com nome, CNPJ, funcionários e carteira de clientes distintos, mas mantém o foco no atendimento para bancos e financeiras que oferecem crédito consignado a aposentados.

 

Histórico de fraudes e favorecimentos

A Truetrust foi criada em junho de 2023, no auge do esquema dos descontos indevidos. Os sócios eram Antonio Carlos Antunes, o Careca do INSS, e Domingos Sávio de Castro. Ambos são acusados de receber milhões de reais de entidades de fachada e de efetuar pagamentos de propina a dirigentes do INSS. Entre os beneficiados, segundo a PF, estavam o ex-procurador do INSS Virgílio Oliveira Filho e o escritório do advogado Eric Fidelis, filho do ex-diretor de Benefícios do INSS André Fidelis, responsável por assinar os acordos que autorizavam os descontos.

 

As empresas funcionavam como centrais de atendimento para lidar com reclamações de aposentados. No início, os ressarcimentos ocorriam nos prazos prometidos, mas com o crescimento das denúncias, atendentes eram orientados a adiar os pagamentos.

 

A conta oficial da nova empresa no Instagram, ainda fechada ao público e com cerca de 60 seguidores, promete: “Mais que crédito, é cuidado de amigo”.

 

A Polícia Federal segue investigando o esquema e o reaproveitamento da estrutura pelas novas operações.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia