Para o presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) e membro do conselho editorial do Grupo Globo, Merval Pereira, a decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes de negar ao judiciário da Espanha a extradição de um cidadão búlgaro que cometeu crimes no país é "inacreditável".
A decisão foi tomada após a recusa em enviar ao Brasil o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, investigado por atos golpistas.
“Acho inacreditável que um búlgaro que foi apanhado com 52 malas de cocaína seja liberado porque o Alexandre de Moraes quer trazer de volta um bolsonarista que está lá (na Espanha) fazendo campanha. É um absurdo, uma troca sem sentido nenhum", disse Merval, na Globo News desta quarta-feira (16).
"E o fato de a Espanha ter dito que lá esses crimes não são crimes também é um sinal de alerta. Não estamos sendo exagerados demais nesse combate ao uso das redes sociais no sentido político? A gente não está misturando liberdade de expressão com crime? A gente precisa pensar um pouco nisso”.